Olá a todos. Como bem sabem, o blog está passando por mudanças - que objetivam a praticidade, o incentivo e a comunicação adequada. E um dos pontos de mudança foi a criação da barra horizontal no topo do blog. Nela está contido um item que pode ser muito favorável a nós - Central. Porém, como ele está alocado como uma página, não é possível sua edição direta. Por isso resolvi criar este post. Para os que quiserem disponibilizar seus dados em Central, basta copiar a estrutura abaixo e colocá-los. Vou estar verificando e colando em Central para facilitar a organização. Ótimo dia para todos.
Nome: .
Cidade natal: .
Idade: anos.
Quando começou a escrever: .
Número de livros escritos: .
Gênero(s) literário(s) preferido(s): .
Gênero(s) literário(s) a que se dedica: .
Sites e blogs relacionados:
- Bookess, Skoob, Etcetera blog, Twitter.
Blog criado para divulgar a cultura. Um local sobre livros, cinema, arte, teatro, diversão e relaxamento. Seja bem-vindo(a).
Mural da Reflexão

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Publicando: Editora Multifoco
O jovem autor consciente das portas para adentrar no mercado literário já deve ter ouvido falar na Editora Multifoco. Aquele que ainda não ouviu passará a entender agora como funciona o sistema de publicação desta editora e os que já ouviram, terão algumas explicações. Tudo isto em mais uma postagem da série "Publicando", aqui no blog.
Tudo começa quando se explora o site da editora e por lá acha-se o espaço destinado para enviar originais. Eu vou facilitar e já fornecer o link:
Preenchido todos os campos e enviado o texto para análise editorial, o jovem escritor tem que aguardar o retorno de algum editor que será escolhido de acordo com o selo editorial que esteja dentro do contexto da obra analisada. Selo de literatura fantástica para obras desta monta e selos editorias romanescos para os romances. Não demora nada para algum editor enviar um email para você, informando que recebeu seu original e que em breve entrará em contato para dizer se sua obra foi ou não aprovada para publicação.
Contudo, o tempo que vai do contato do editor até a confirmação ou negativa de publicação equivale a mais ou menos seis meses. As vezes o autor iniciante tem que dar "uma cobrada", se é que você me entende. Mas faça isso com respeito e educação, afinal estas coisas cabem em qualquer lugar e é sempre bom. Aprovado o texto, vem a parte burocrática como assinatura de contrato e reconhecimento de firma em cartório, mais uma série de documentos que devem ser providenciados. Nada de mais, e nada que o autor amador não faça de boa vontade. O contrato é justo e isto denota boa-fé dos responsáveis pela editora, fica minha observação.
Agora vem a grande "sacada" desta editora: o sistema de impressão. A Multifoco trabalha com o sistema de produção sob demanda, ou seja, produz o tanto que vende. Explico melhor: O sistema de produção sob demanda possibilita a editora uma produção de livros totalmente versátil, na qual é possível imprimir apenas 1 livro como 1 milhão deles. Compreende o porquê da Multifoco apostar nos novos autores? Entende que ela não perde muito se o autor não fazer sucesso? Para mim, isto é genial! Uma ideia original que visa dar suporte para o novo autor e que é totalmente vantajosa. É óbvio que há custos arcados pela editora, como por exemplo manter esta produção sob demanda, revisão e diagramação dos textos e muitas outras coisas. O que eu quero dizer é que não há material que ficará empoeirado em prateleiras; não há produção desnecessária, não é o máximo?
É notável que a Multifoco vai repassar uma porcentagem menos para o autor no começo da publicação para que ela possa recuperar seu investimento e o autor tem que compreender isso. O legal é que ela vai recuperar este investimento com muita agilidade, dada a sua forma de impressão contemporânea. Tem algumas empresas ( não é o caso da Multifoco) usando a impressão sob demanda para furar o olho dos autores, é preciso ter muito cuidado.
Entendo, portanto, como vantajosa o inicio de carreira literária pela editora que estamos falando. Percebo que há flexibilidade e modernidade em sua maneira de publicar que visam estimular o próprio a correr atrás da venda dos livros. É uma parceria muito interessante. Bem, é isso, por hora! Até o próximo post!
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Vlog e Book Trailer, você já fez o seu?
Com as possibilidades advindas da internet, com a integração das informações, muitos jovens autores usam de vídeos para divulgar suas obras. Seja por meio de book trailers ou por meio de diários em vídeos, a intenção é a mesma: despertar a intenção do leitor. Vejo com bons olhos a iniciativa e hoje trago para vocês, com a devida licença, o vídeo de autoria doescritor Douglas Turolli em que ele dá dicas de leitura e fala um pouco de sua vida. No vídeo ele indica o livro Ester para quem lhe assiste.
Vale a pena dar uma conferida. Veja também o canal do jovem escritor no Youtube:
http://www.youtube.com/user/DouglasTurolli
Mas o legal mesmo é o book trailer do livro dele Geena - O Vale do Himon:
Minha opinião é que esta forma de divulgação é muito rápida e eficiente. Ainda não disponho de "vídeos" de divulgação, mas sempre assisto de amigos e de autores.
Fica a dica!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Dia 11 deste mês o Creative Commons lançou sua marca de domínio público, mais uma ferramenta disponível aos autores no licenciamento de suas obras. Você autor, já ouviu falar nesta organização e suas licenças?
O Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza diversas licenças para obras intelectuais, cujo objetivo é dar mais liberdade aos autores
O Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza diversas licenças para obras intelectuais, cujo objetivo é dar mais liberdade aos autores
Resenha Trilogia Fundação - Isaac Asimov
![]() |
De Imagens do Blogger |
Olá a todos. Essa é minha primeira resenha e ela será justamente sobre uma obra que considero grandiosa e foi eleita em 1966 a melhor série de Ficção Científica & Fantasia de todos os tempos, recebendo o prêmio Hugo especial: a Trilogia Fundação de Isaac Asimov. Nesse prêmio, a obra de Asimov superou grandes concorrentes como O Senhor dos Anéis, o que pode ser considerado um grande feito por muitos – inclusive eu –, tendo em vista a grandiosidade desta obra de J. R. R. Tolkien.
Faço então a primeira consideração com base nesse fato apresentado e na leitura do clássico. Realmente é uma obra magnífica. A temática principal da série – a Psicohistória, uma ciência – é uma ideia fascinante e intrigante, muito bem usada por Asimov para desenvolver as tramas ao longo das páginas.
Eis então a segunda consideração a ser feita: as tramas usadas e suas correlações com fatos históricos da humanidade. Na minha opinião, essa ligação, em conjunto com a temática principal, é um dos grandes trunfos da trilogia, porque acaba por torná-la um estudo sociológico, econômico, psicológico e religioso das sociedades através de períodos – tomadas as devidas proporções entre um estudo acadêmico e uma obra literária.
Surge então outro ponto a ser comentado. A abordagem desses assuntos no decorrer da estória. Explico. A obra é composta por três livros – Fundação, Fundação e Império e A Segunda Fundação – e, notadamente, há mudanças entre os livros, seja nesse aspecto, seja em outros. Isso torna a obra ainda mais rica e interessante, porque se pode perceber o amadurecimento do autor e de suas ideias em relação às questões mais abrangentes.
Aliás, o amadurecimento do autor não ocorre apenas na linha ideológica. Em termos lingüísticos, considero os três livros bem diferentes entre si, pois é possível perceber que os temas são mais desenvolvidos – sendo alguns destes, inclusive, conduzidos por caminhos curiosos e surpreendentes – e a narrativa sofre alteração (para melhor). Esta que, na minha opinião, por si só, é bem diferente de outras narrativas com as quais eu encontrei, pois ela é bem sintética e direta – típica de um cientista.
Enfim, eu considero a Trilogia uma grande obra e espero que vocês apreciem essa aventura pelos confins do espaço assim como eu o fiz.
Abraço.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
O Livro dos Jovens de Masaharu Taniguchi
Jovens, sonhem!
O escritor, poeta, filósofo e mestre da Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi, deixou uma obra muito interessante, voltada para o caráter das pessoas. Confesso que tive um pouco de preconceito quando recebi o livro que resenho; minhas deduções partiram do fato de que tratava-se de um livro religioso. Contudo, não precisei mais do que duas páginas para perceber que tinha um grande livro em minhas mãos; que tinha ensinamentos muito importantes. O Livro dos Jovens é uma obra que tem ligeiro apelo religioso, mas que traz lições de vida que desconhecemos; que nos ensina como lidar com o cotidiano e a manifestar todas as nossas qualidades.
Se você é daqueles que gostam do gênero literário denominado "Auto Ajuda", saiba que pode trocar todos os livros que leu deste assunto por este que resenho agora. Diferente dos livros que focam meios de se ganhar dinheiro, de ter sucesso, de ser líder nato e de manifestar a lei da atração, o Livro dos Jovens não tem apelo comercial. O autor parece mesmo se preocupar com os jovens e seus futuros. Em linguagem simples, direta e objetiva ele explica como proceder nas diversas situações da vida. Acredito mesmo que ele estava iluminado quando concebeu a obra, dado o grau de simplicidade que ele emprega em assuntos tão complexos. Fica evidente seu domínio sobre o assunto.
Eu já li alguns livro de Auto Ajuda e identifiquei neles alguns aspectos muito interessantes. Minha frustração está sempre no fato de serem livros feitos para agradar a todos, para vender. Saiba de antemão que isto não acontece com o Livro dos Jovens, pois é uma obra que em muitos lugares foi distribuída de graça. Saiba que comprando o livro você está ajudando o pessoal da Seicho-No-Ie a espalhar a mensagem de Masaharu Taniguchi pelo mundo. Em minha opinião, tudo que é feito com boas razões sempre prosperai! Então vá lá comprar seu Livro dos Jovens na Seicho-No-Ie de sua cidade.
Tenho certeza de que as palavras contidas nele vão fazer você refletir muito. Aspectos esquecidos por nossa sociedade superficial são abordados no livro além do fato de que ele pode ser lido por diversas vezes, já que sempre é atual e merecedor de consultas. Eu mesmo estou lendo mais uma vez. Você pode comprá-lo pela internet:
Bem, é isto! Até a próxima resenha!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Jovem autor, cuidado!
Nós, novos autores, estamos sempre cheios de esperança, de entusiasmo e energia quando falamos de nossos livros. Mais ainda: ficamos empolgadíssimos quando começamos a perceber que é possível publicá-lo. Aí, caro amigo, surge o grande impasse que consiste em saber se o serviço editorial oferecido é mesmo viável ou não. Eu já passei por isto e creio que todos nós passaremos. Usei da experiência para notar alguns detalhes que podem ajudar na hora da escolha de uma editora. Vamos a eles!
Inicialmente tenha em mente buscar parceiros e não empresas-lobos, que querem abocanhar seu sonho. Vise editora que tenha um plano de publicação no mínimo justo, em que você seja visto como escritor e não como cliente. Quando falo em justo, não quero dizer que necessariamente o plano de publicação seja de paridade; digo no sentido de honesto mesmo, aquele que você sabe de imediato como será o lançamento de seu livro e o que a editora vai ganhar com isso. Não se esqueça de que você está começando e é natural que a editora tome alguns cuidados com sua publicação; que comece a acreditar no livro gradativamente.
Pesquise, escute opiniões sobre as editoras. Analise os métodos de publicação com a frieza de quem está contratando um serviço. Não se deixe levar por palavras bonitas que massageie seu ego, falando bem do seu livro no intuito de vender serviços para você. Seja profissional e desapegue do seu livro, quando for buscar sua editora. Ainda sobre profissionalismo, saiba ouvir e sopesar as propostas e tenha cuidado.
Aqui vem a parte principal: tenha muito cuidado com empresas-lobos que querem usar o seu sonho para ganhar dinheiro. Não é difícil identificá-las, basta analisá-la pelas seguintes premissas: eles estão me vendo como autor ou como cliente? Como parceiro ou como consumidor? Visam o público leitor ou vender serviços aos autores novatos?
Enfim, jovem amigo autor, saiba que existem muitos que querem se aproveitar da sua empolgação com as palavras. Cabe a você identificá-los e afastá-los para que pessoas honradas possam aparecer e ajudá-lo em sua carreira. Nunca deixe de acreditar em você é minha última dica. Mesmo que o mundo não acredite, mesmo que todos digam que você não tem talento ou ainda que um livro seu nunca fará sucesso, simplesmente ignore estes comentários. Com o tempo você vai "sentir a energia" de pessoas que comungam de ideais que "encaixem" às suas e tudo ficará mais fácil.
Sucesso!
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Novo Livros On!
Desenho de Paul Law
Não é de hoje que venho falando sobre literatura online; sobre a possibilidade de escrever ou ter uma boa leitura na internet. Hoje, tenho a satisfação de apresentar a vocês amigos leitores e amigos escritores um novo portal de literatura. Trata-se do site Livros On! Para aqueles que já ouviram falar do Livros On! Sabe que se trata de um site onde se pode ler livremente obras de talentosos autores iniciantes, mas o que eles não sabem é que o portal sofreu intensa modificação!
Agora há a incrível possibilidade de se cadastrar no Livros On!, acompanhar atualização de livros e poder dar sua opinião. Isto mesmo! Você pode até ser autor, contudo, esta possibilidade está condicionada a administração do portal que após receber a solicitação, avaliará a participação do usuário no site e se posicionará em relação ao pedido. O site é totalmente editável e democrático, possibilitando aos cadastrados liberdade considerável. Ele faz uso da plataforma de publicações do Issu, já comentada aqui em que os autores podem criar seus próprios e-livros. É muito legal!
O site ainda está sendo construído, mas já se pode cadastrar e também curtir sem cadastro mesmo um pouco de como vai ficar:
Eu estou por lá junto do Douglas Turolli e da Jéssica Blend:
Para ver do que estou falando, é necessário cadastrar no site. Vale a pena, já que você poderá ler, escrever, comentar e ficar por dentro de todos os livros que estão no portal.
Em breve trarei mais informações sobre o novo site e suas novas funções. Por hora, fica a dica!
Até breve!
Assinar:
Postagens (Atom)