sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Publica meu livro!




Conheço muitos escritores iniciantes que estão buscando seus lugares ao sol. Mesmo aqueles que não estão, mas que gostam de competir, a dica da blogueira e escritora Babi Dewet é benvinda. Que tal participar de um concurso que tem como prêmio, lançar seu primeiro livro?

É exatamente isso que a Oficina de Livros e o Subtítulo vão fazer no concurso cultural Publica Meu Livro! A postagem completa deste assunto, com os detalhes de como fazer a coisa, está no blog da Babi e eu vou linkar aqui:

Quero deixar claro que vejo a iniciativa com bons olhos. Acho que para nós, jovens autores começar vencendo um concurso cultural (e por que não?), é começar com o pé direito. Acredito na qualidade literária dos meus amigos escritores amadores e tenho certeza que competirão de igual para igual com os profissionais. O concurso é liberado para todo mundo que tenha obra inédita.

Vai lá se cadastrar:

Abraços!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FanFic, você sabe o que é?



Não faz muitos dias que recebi uma mensagem muito bacana do amigo Denis Himura, na qual ele me convidava a "voltar" o fórum de Anime Sobresites. Dizia ele que estava tentando trazer o fórum de volta aos bons tempos e para isso precisava de todos os membros que tinha contato. Eu sou um destes membros com orgulho. Ao me deparar com estes amigos saudosos, resolvi compartilhar com meus novos amigos um pouco sobre o trabalho destes primeiros. Eles escreviam Fanfics.

Fanfic é o termo usado para classificar um gênero literário que tem como característica principal, o uso de histórias famosas como "pano de fundo" para outra história. Como o nome mesmo diz, trata-se de ficção de fã, ou seja, é um trabalho de fã para fã. Por isso mesmo, uma fanfic não visa lucro, mas sim entreter fãs de determinado livro, quadrinho, manga ou anime. O legal, caro leitor, é que ao escrever daquilo que gosta o jovem escritor empenha-se de coração na tarefa e acaba desenvolvendo sua literatura.

Recomendo que escrevam fanfics usando histórias famosas que apreciem como base, pois assim vão começar a escrever com o coração. Mais tarde, a experiência com obra alheia se reverte em criatividade própria, como em inúmeros exemplos espalhados pela internet. Quer saber mais sobre o que é fanfic? Veja no Wikipédia, clicando aqui.

Vou indicar agora espaços para vocês poderem começar suas fanfics. O meu preferido é o Sobresites:

Há também o Nyah:

E também o Fanficaddiction:

Que tal começar agora mesmo a escrever sua história baseada no seu livro preferido? Minha opinião é de que escrever seja qual for o tema é sempre proveitoso. O espaço que os sites mencionados oferecem aos escritores iniciantes é algo muito proveitoso para o início de carreira. Para os amigos que lembraram de me avisar sobre a volta deles, fica registrado minha gratidão; que bom que ainda somos o que éramos, mesmo que o tempo tenha se passado. É bom ser um escritor de fanfics.

Um abraço.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parceria

Olá a todos, membros e visitantes do Blog Expresso dos Escritores Amadores.
É com prazer que apresentamos nosso novo parceiro: 
o Blog Tudo para o Escritor.

O presente Blog tem como objetivo fornecer aos escritores e escritoras ferramentas em sua empreitada pelo mundo literário.
Nele vocês encontram lista de editoras (com links para saber com enviar seus originais), de editores para capas de livros, de revisores de textos, entre outras informações relevantes.
Sejam bem-vindas Adriana, Nanda e Neiva.


Ótimas idéias a todos. Excelente jornada a todos.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Harry Potter e a Pedra Filosofal


Olá a todos. Hoje eu vou escrever de um livro que foi sucesso tremendo no mundo e de modo rápido: Harry Porter e A Pedra Filosofal. O livro escrito por Joanne Kathleen Rowling recebeu ao todo 12 prêmios e foi o livro da série que teve mais cópias vendidas, ultrapassando 120 milhões. Grandes marcas!
Bem, então começo a falar sobre a obra. A estória do livro (e da saga) tem uma ambientação mágica. Ele se passa em grande parte em Hogwarts, a escola de magia, e abrange diversos temas como amizade, inocência, descobertas, surpresas, aprendizados e inteligência. Além disso, há o enredo do heroi (Harry Potter)/vilão (Voldemort) que foge um pouco aos padrões. Esses são os pontos fortes do livro, na minha opinião, pois há, em suas linhas e idéias, leveza e simplicidade, o que torna a leitura atraente – e até certo ponto rápida. Por esses fatores, eu considero o primeiro livro da saga Harry Potter um livro infantil e não infanto-juvenil, inclusive se for considerado que o personagem tem 11 anos de idade e toda a ambientação criada pela autora.
Os aspectos descritos muito acrescentam e tornam o livro uma bela aventura para os leitores. Posso apontar ainda que em certos momentos, como no capítulo 15, há ação que muito lembra a narrativa de Moria e a queda de Gandalf em O Senhor dos Anéis, ou seja, o capítulo acaba sem que se perceba. Aliado a isso, está uma escrita um pouco “despretensiosa” e às vezes direta – logicamente direcionada a leitores mais novos.
Por esses motivos, eu achei Harry Potter e A Pedra Filosofal um livro muito bom e adorei lê-lo. É um livro que eu recomendo, pois revela um jeito ótimo de escrever para uma faixa etária mais jovem, porque as palavras têm que ser mais orientadas – seja na simplicidade, seja no envolvimento.
Abraço a todos.