sexta-feira, 27 de maio de 2011

GALERA: Ariane de Alec Silva

Olá amigos do blog EEA! Vou apresentar minah primeira resenha feita especialmente para o GALERA, aqui do blog. O GALERA é um grupo especial de escritores que visa falar de escritores. Deste modo, inicio meus trabalhos falando do jovem autor Alec Silva.

O jovem Alec Silva sempre está imaginando coisas; histórias mágicas. Não é diferente em Ariane, livro bem conhecido dele, em que temos a história romântica de Ariane e Alexandre. Ela, deusa e ele mortal; ela predestinada a outro deus e ele? Aliás, Ariane é belíssima, filha de Eros e Psquê. Para aqueles que conhecem um pouco de mitologia grega, sabem que eles formam um casal de deus e mortal muito famoso, mas não vou dizer aqui como isso se deu para não estragar a pesquisa. O fato é que Ariane tem seu destino certo, ou seja, casar-se com Apolo e gerar para ele um filho capaz de suceder a Zeus ao trono do Olímpio. O problema, é Alexandre.

O que me chama atenção na obra de Alec é seu potencial imaginativo. Seu talento natural para deixar nosso mundo e embarcar verdadeiramente na fantasia, seja em Ariane, seja em suas outras obras. O jovem, escreve sempre e já terá esta obralançada pela editora Petra Lumen. 

quinta-feira, 19 de maio de 2011


“Rir ainda é o melhor remédio.”

O Apanhador no Campo de Abobrinhas é o título do livro do escritor Mauro Faé Toresin, lançado em 2004 pela Scortecci Editora. Trata-se de um livro organizado com a intenção de divertir seu leitor; de trazer para os dias atuais um pouco de humor inteligente.

A inteligência de Mauro é apresentada logo em sua biografia, quando o autor nos explica sua formação acadêmica e seus objetivos com o livro. Na contracapa, há relatos de quem leu e podemos tirar de lá, pérolas como as que vou citar agora:

“É um explosão de humo” - Homem Bomba sobre o livro.

“Ri pra caralho” – Madre Tereza de Calcutá sobre o livro.

O autor foi feliz ao selecionar frases criativas para compor seu humor. Soube apanhar bem as abobrinhas e distribuí-las de maneira a propiciar minutos de diversão. Digo minutos porque o livro é curto (55 páginas) e a leitura agradável demais.

Pude notar também que há muita criação do próprio Mauro em seus “ditados humorísticos”, posto que não encontrei as mesmas frases em outro lugar. É uma obra simples que vale por seu conteúdo. E dizem que brasileiro não tem criatividade…

Quer rir também? Eis o link para você comprar o livro:


Foi ótimo estar em contato com a diversão pelas páginas de “O APANHADOR NO CAMPO DE ABOBRINHAS”. Recomendadíssimo para rirmos e pensarmos.

Fica a resenha e a dica.
Abraços.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Choro Bandido - Chico Buarque e Edu Lobo

            Olá a todos. A minha postagem de hoje é sobre uma música que considero belíssima - seja por sua melodia, seja por sua letra. Mas você, caro leitor ou cara leitora, pode estar se perguntando: por que um blog de livros está postando sobre uma música? É muito simples. Considero que todas as formas de arte são fontes de arte, recriam o que se traz na alma, mesmo que os fins sejam diferentes. E, na minha opinião, isso se torna mais forte com obras de excepcional qualidade, como é o caso dessa música que foi feita em parceria de Chico Buarque (letra) e Edu Lobo (melodia).
             O interessante é que eu conheci a referida música há uma semana atrás (em um dvd do Chico Buarque) e tamanha foi a minha surpresa diante de simples e forte beleza. É muito gratificante ouvir essa composição e é ainda mais gratificante saber que ela foi composta por artistas de nosso país. Agora repasso a letra e outras informações sobre a música, inclusive uma ótima análise feita sobre ela.


Letra


Choro Bandido

Chico Buarque

Composição : Edu Lobo / Chico Buarque
Mesmo que os cantores sejam falsos como eu
Serão bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo miseráveis os poetas
Os seus versos serão bons
Mesmo porque as notas eram surdas
Quando um deus sonso e ladrão
Fez das tripas a primeira lira
Que animou todos os sons
E daí nasceram as baladas
E os arroubos de bandidos como eu
Cantando assim:
Você nasceu para mim
Você nasceu para mim
Mesmo que você feche os ouvidos
E as janelas do vestido
Minha musa vai cair em tentação
Mesmo porque estou falando grego
Com sua imaginação
Mesmo que você fuja de mim
Por labirintos e alçapões
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão
E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão de se entregar assim:
Me leve até o fim
Me leve até o fim
Mesmo que os romances sejam falsos como o nosso
São bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo sendo errados os amantes
Seus amores serão bons.

Fonte: http://letras.terra.com.br

Vídeo


Análise
>> A mitologia greco-latina na canção "Choro Bandido"

terça-feira, 10 de maio de 2011

Seu site para divulgar e vender livros


Por estes dias, visitando o blog do meu amigo escritor Fabio Brust, percebi que ele possui um site para divulgar e comercializar seu livro. Veja só: 


Legal, não? Agora a coisa boa: você pode ter um também e sem pagar nada por isso! Trata-se de uma ferramenta bem legal que fornece construção de site com base em modelos preexistentes, totalmente em flash. O nome disso tudo é Wix.

Muito fácil de usar e bacana para nós escritores que queremos divulgar nossos livros. Achei um pouco pesado, mas mesmo assim, legal. Fiz um site para minhas obras, veja aqui:


No meu espaço, estão reunidos todos os livros que tenho próximos de ser publicado e também o já publicado. Há capítulos para baixar, forma de comprar e mais detalhes interessantes. Achei a possibilidade muito proveitosa.

Recomendo para você que me lê, porque testei e gostei. Segue o link do wix:


Faça o seu e me mostre, está bem?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Uma Nova Colaboradora Para o Blog

Dizem que hoje em dia os blogs estão se tornando um verdadeiro time de futebol americano formado por 50 homens. Pois bem eu sou mais uma nesse time, este post é para dizer a todos os leitores do Expresso que eu Viviane de Sousa Furtado sou a mais nova colaboradora do blog.
Espero postar para vocês assuntos diversos e interessantes.
Prometo continuar a desbravar o universo dos escritores amadores e provar que neste país há muito sangue novo, o suficiente para começar um novo movimento literario.
Com a ajuda de todos os novos escritores vamos dominar o mundo.
Não vai ser hoje.
Amanhã quem sabe...
Mas um dia, certamente