terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha - Querido John


Objeto: Livro e filme Querido John



Livro
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 288

Sinopse
Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem  rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.

Opinião
Minha primeira resenha, livro-filme, e eu resolvi falar sobre o livro do aclamado escritor Nicholas Sparks. Você, meu caro leitor, deve se perguntar as razões, e elas são muitas, posso afirmar, no entanto a que mais me move é saber que existem milhões de pessoas que suspiraram por este livro, se debulharam em lágrimas, com mais um romance bem melado do autor. Não me crucifiquem! Vou tentar ser o mais imparcial possível, mas não vou deixar de colocar minha opinião em alguns momentos.
Eu estava super interessada em ler alguma obra do Sparks, pois eu sempre ouvi falarem muito bem de suas obras, quase todas romances impossíveis, que são minados pelo tempo, por doenças incuráveis e por aí vai. Um dia então, uma amiga que o tinha lido me emprestou e eu fui toda alegre e contente lê-lo no caminho de volta pra casa. O que me surpreendeu de imediato foi a escrita do autor, que mescla momentos rebuscados com momentos mais simplórios. Já faz um tempinho que eu o li, por isso, não vou citar partes (mesmo porque vou tentar não dar spoilers). E acredite: Demorei meses para ler o livro inteiro. Não que eu seja uma sem coração que, não se sente tocada pelas palavras melosas e cheias de amor com que Savannah e John se comunicam através de cartas, mas talvez se a história fosse menos melodramática, o texto fluiria mais gostoso. Um ponto que achei bem mais interessante que o romance principal, foi a relação de John e de seu pai, e a relação de Savannah com seus cavalos e sua vontade de fazer alguma coisa por crianças especiais. Reconheço que o livro tem uma “pegada” que naquele momento não estava vivendo. Nicholas Sparks é um grande escritor (reconheço isso também), o cara tem uma sensibilidade que hoje em dia é difícil de se achar nas pessoas, principalmente em homens, mas lendo outras de suas histórias e vendo alguns de seus filmes, vi que ele se prende só ao feijão com arroz, aquela coisa batida de amores com encontros e desencontros, talvez até mesmo por uma questão comercial. Não li muito de seu vasto catálogo de obras, mas li o suficiente para chegar a conclusão de que ele poderia e tem plena capacidade de ousar mais, ir mais além. Querido John, não me fisgou como eu achei que me fisgaria, e por esse motivo fazer essa resenha foi bem difícil, porque no final das contas o modo como ele escreve realmente é bom, só a história que não me convenceu. Ah! Algumas pessoas me perguntaram se eu tinha chorado muito no final do livro e por incrível que possa parecer, não derramei uma lágrima sequer… Acho que no fundo o problema é comigo né?!

Filme


Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Henry Thomas, Richard Jenkins, Scott Porter, Luke Benward.
Direção: Lasse Hallström
Gênero: Romance
Duração: 102 min
Distribuidora: Sony Pictures
Estreia: 07 de Maio de 2010
Sinopse
 Querido John conta a história de John Tyree (Channing Tatum) e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried). Durante sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.

Opinião
Depois de expor um pouquinho das minhas impressões sobre o livro, vou falar um pouquinho do filme. Para começar, alguém me explique, por favor, por que a Savannah do filme é loiríssima e a do livro é descrita como uma jovem morena e bronzeada do sol? Já vemos por aí que o livro e o filme se diferem mais do que deveria para uma adaptação. Não vi o filme no cinema e sequer o aluguei. A verdade é que estava passando em algum canal da TV a cabo e eu resolvi parar para conferir a produção, isso antes mesmo de acabar de ler o livro. Já haviam me dito que o livro e o filme eram bastante diferentes, mas eu não podia esperar pelo o que estava por vir. Não me crucifiquem! Não sou nenhuma especialista graduada na arte de avaliar filmes, mas acho que já vi romances o bastante para ter um bom parâmetro e, honestamente, Querido John (o filme) assim como o livro não me cativou, nem sequer me emocionou. Veja bem... Eu acho que a história tinha tudo para ser um baita filmão, mas alguma coisa simplesmente não me tocou. Não vou dizer nada da atuação, pois o casal principal até que tinha química (eu gosto de ambos como atores), mas a história foi arrastada, lenta, devagar e sem nada que me fizesse realmente ganhar simpatia pelas personagens. Talvez fosse resquícios do meu sentimento pelo livro, ou talvez eu não estivesse em um bom dia (isso não foi, tenho certeza... tentei assistir ao filme, em dias e horários diferentes, até chegar ao final), mas a verdade é que dos filmes de livros baseados nas obras de Nicholas Sparks, acho que o que mais emocionou (pasmem) foi o A Última Música. Querido John, para uma sessão de uma tarde de domingo talvez até rolasse, mas assistir no cinema? Jamais!

Veredicto
No fundo, não prefiro nenhum dos dois. Acho que outras obras do próprio Nicholas merecem mais atenção do que Querido John. Não desmereço romances, pelo contrário, adoro e choro litros na frente da Tv ou diante de um livro, mas esse eu não recomendo. Agora se você gosta de tudo o que o cara faz, chora e se emociona até com o desenho do Pica Pau... Ok! Assista e deixe aflorar a emoção que existe em você!



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Livia Lorena (Lilo) - Nova Colaboradora do Blog



      Olá a todos. É com prazer e satisfação que venho anunciar Livia Lorena (Lilo) como colaboradora do blog Expresso dos Escritores Amadores.
      Lívia é dona do blog Redenção http://redencaobylilo.blogspot.com/ que é site de divulgação de seu livro de mesmo título. O livro conta a estória da jovem Rubi e sua jornada pelo mundo dos vampiros na cidade de São Paulo. É uma estória emocionante, mas eu vou ficar por aqui para não estragar a surpresa. Se você quiser ler um pouco da estória (um pouco porque o livro está parcialmente disponível), basta acessar http://www.bookess.com/read/3599-redencao/. Mas aproveite porque a autora está em contato com uma editora, o que significa duas coisas: em breve o livro pode ser retirado do site e que ela tem toda a nossa torcida para que tenha sucesso.
     Lívia, seja bem-vinda ao blog EEA. Muito sucesso e muita sorte.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Promoção "Dia das Bruxas Premiado"

Olá visitantes do blog EEA. Venho apresentar a vocês a nova promoção do blog, "Dia das Bruxas Premiado". Contudo, esta não é uma simples promoção. Em homenagem à Lívia Lorena e à resenha do livro Redenção feita por Demian Machado (que você pode conferir em http://is.gd/edZzB4), colaborador do blog, decidimos disponibilizar para a promoção três livros que têm como tema Vampiros, na qual a pessoa ganhadora poderá escolher um deles como prêmio. Eis os livros.



Para participar, basta:
- Publicar nesse post a mensagem Oh, fantástico e perturbador mundo de Redenção. Só me resta aguentar o suspense e torcer para que eu ganhe a promoção Dia das Bruxas Premiado.
- Twittar a frase Dia das Bruxas Premiado e a Resenha de Redenção. Participe e concorra! http://is.gd/iAVKEC http://is.gd/edZzB4
- Seguir @redencaobylilo, @betatron e @ClaudioBlogEEA


A promoção acaba no dia 07 de novembro. Qualquer um pode participar. Boa sorte a todos (as).

sábado, 8 de outubro de 2011

Resenha de Redenção, de Lívia Lorena

Ler Redenção de Lívia Lorena foi perturbador. Um misto de curiosidade pela ambientação com a agonia dos extremados dilemas dos personagens. Em Redenção temos vampiros inspirados naqueles que a cultura pop das últimas duas décadas tanto divulgou no cinema e nas séries de televisão. Mas a ambientação vampírica acaba sendo coadjuvante dos dramas existenciais dos personagens. O personagem principal é o dilema da protagonista, que remete ao fim da adolescência e a chegada súbita da maturidade, acompanhado da transformação em vampira.

Ruby é uma personagem paradoxal, uma rainha vampira toda poderosa, emotiva, sensível e temente a Deus. Absoluta e impotente ao mesmo tempo. Imersa na clássica luta do vampiro entre a seu lado humano e bestial. A precariedade de tal personagem chega a afrontar o leitor mais exigente, mas surpreendentemente, capítulo a capítulo, ela resiste. Ruby retira o leitor de romances de vampiros de sua zona de conforto e o arrasta para sua jornada frenética e tortuosa, de precárias alegrias e cruéis reviravoltas. A fragilidade e a inação da protagonista, revoltará o leitor. Mas neste momento ele estará preso à narrativa e não conseguirá mais largar Redenção até seu término, tamanha a identificação com as angústias da personagem. Redenção é uma daquelas histórias que agita o leitor na cadeira, o faz assistir impassível a situações nas quais ele gostaria de interferir, mas não pode. Só lhe resta aguentar o suspense e torcer para que Ruby consiga alcançar a tão desejada redenção...




Por Demian Machado