quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Eric Musashi e "Os Herdeiros dos Titãs"


de lutas e ideais

Com o subtítulo “de lutas e ideais” o primeiro livro da série “Os Herdeiros dos Titãs” do talentoso escritor Eric Musashi é um livro muito bonito fisicamente falando, foi a primeira coisa que me chamou atenção. Com tamanho maior que o tradicional, de letras em relevo e de desenho criativo, sua capa se destaca em qualquer prateleira. Exemplo suficiente de livro nacional cuja beleza do projeto gráfico supera os gringos.

A história relata as aventuras do jovem revolucionário Arion e sua trupe em busca de liberdade, afinal na cidade de Jatitã, um tirano oprime o povo. Paralelamente a isso, na capital temos o herói Téoder vivendo infeliz ao lado da Rainha-deusa Quetabel, remorsado por ter assassinado sua esposa Faná.

Agora adicione o fato de Arion ser o único filho de Téoder e este ter-lhe tirado a mãe. O que se passa na cabeça do jovem revolucionário em relação à atitude do pai? O que ele fará quando encontrá-lo? São exatamente estes pontos abordados no primeiro “Os Herdeiros dos Titãs”.

Uma narrativa detalhada marca a obra. A passagem de tempo é bem delineada e toda a jornada de cada personagem central é bem contada. A técnica de fragmentar o livro em dois núcleos distintos denota criatividade por parte do autor. Na expectativa de conferir o encontro de Arion com Téoder, o leitor se vê preso nas páginas de “Os Herdeiros de Titãs”, mesmo que muita coisa aconteça neste ínterim.

Aliás, o autor apresenta durante a expectativa do encontro entre pai e filho, um mundo fantástico com elementos próprios, nome de classes sociais, de medidas e raças. Isto, a princípio pode confundir o leitor, já que complexidade do cenário e seu contexto dificulta o entendimento imediato. Entretanto, com o decorrer da história, o leitor vai se habituando aos termos criados pelo autor e passa a entendê-lo no contexto da história, afinal não é preciso saber tudo do mundo para entender uma saga dentro dele.

Outro fator importante é a mensagem que se nota. A capital Catebete mostrada no livro é uma metáfora da nossa sociedade atual. O povo dela é reflexo do nosso, assim como as atitudes e comportamento. Olhá-lo no livro pode nos fazer pensar em muitas coisas e não me cabe dizer mais para evitar spoiler.

O único fator que não me agradou muito a falta de ação neste primeiro livro. Entendo que o conflito psicológico dos personagens e a retomada mental de atitudes sejam os principais temas a ser desenvolvido, mas a narrativa em alguns pontos me soou amena demais. Não que faltou detalhes, pelo contrário, achei em alguns pontos que a narração de cada dia de cada viagem, desnecessária. É opinião pessoal de leitor.

Aguardo ansioso o segundo livro da saga “Herdeiros dos Titãs” para conferir a ação que ele promete e finalizo recomendando o primeiro. Sei da luta diária do autor, de todo o seu esforço para chegar aos leitores e o valorizo muito por isso. Todo o empenho com as palavras, com estudo e com o projeto gráfico, faz de “Os Herdeiros dos Titãs – de lutas e ideais” um livro de energia única.

Fica a resenha e a dica.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Corações em Fase Terminal de Fabiane Ribeiro


Fabiane Ribeiro - Corações em Fase Terminal - capa frente
Uma chance para mudar tudo

Corroborando com o que está acontecendo na literatura atualmente, “Coração em Fase Terminal” da promissora escritora Fabiane Ribeiro, nos trás toda a intensidade de uma boa história. Rápida, sentimental, metafórica e surpreendente, a obra nos leva para dentro de nós mesmos.

O livro relata os acontecimentos da vida de Cátia, uma jovem universitária cuja vida desregrada e sem limites acaba levando-a ao álcool excessivo e ás drogas. Algo comum atualmente, posto que há muitos jovens em “Fase Terminal” de existência devido ao abuso com a liberdade.

Prestes a ter sua existência ceifada precocemente, depois de adormecer Cátia se vê em um lugar peculiar, a Cidade dos Corações onde tudo tem por modelo o órgão vital humano. As nuvens, as árvores são em forma de coração. Neste estranho local, ela se depara com a inusitada tarefa de cuidar literalmente do seu coração que está dentro de uma caixa dourada e todo manchado. Isso mesmo, na Cidade dos Corações, todas as pessoas possuem seus corações fora dos corpos, dentro de Caixas Sagradas e devem curá-los para poderem fazer a Travessia. O ambiente do livro está descrito, a aventura de Cátia começa agora e cabe ao leitor conferi-la.

Uma história sensível, positiva e de mensagem importante, foi o que pude observar nas páginas eletrônicas de “Corações”. Senti-me perto de obras espíritas como Violetas da Janela de Patrícia. Até mesmo do badalado “A Cabana” de Young, observei proximidade, não que o livro seja cópia dos exemplos citados, longe disso, a temática é toda autêntica, mas as mensagens são semelhantes.

Trata-se de um livro de poucas páginas, mas de objetividade surpreendente, feito na medida para os leitores novos. O português limpo da autora Fabiane Ribeiro, conciliado com a mensagem relevante que ela se propõe a passar, tornam “Corações em Fase Terminal” uma obra de beleza singular. Sou adepto totalmente dessa literatura limpa, sensível e de moral bem caracterizada. Em Corações, o leitor aprende com metáforas, ainda que nem se dê conta delas; aprende que há uma segunda chance para mudar o rumo das coisas.

Minha única ressalva ao livro é quanto a brevidade. Sempre acho positivo o autor que consegue dizer muito com pouco, mas acho extremamente difícil mestrar neste quesito. É complicado ser objetivo sem ser breve e talvez “Corações” tenha sido breve em alguns pontos. A relação de Cátia com sua família ao final do livro me pareceu pouco explorado e o leitor (pelo menos eu) esperava muito desse desfecho. Queria conhecer mais da nova Cátia, fora da Cidade dos Corações.

Isso não desaprecia a obra, tampouco a habilidade da autora, afinal ela me mostrou uma literatura rica em poucas palavras. É isso que busco no que leio, histórias intensas de português moderno, gostoso e que valorizem minha posição como leitor crítico. Imaginar, nós sabemos e a Fabiane confiou na nossa imaginação. O resultado foi mágico.

Fica a dica e a resenha!

Quer comprar e conferir pessoalmente do que estou falando? Entre em contato com a autora:

Veja o Book trailer do livro:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Resultado da Promoção "Dia das Bruxas Premiado"

Olá a todos. A postagem de hoje é sobre o resultado da Promoção "Dia das Bruxas Premiado".

Gostaria antes de tudo informar que o resultado não foi divulgado ontem, porque estava com problemas para acessar o blogger. Pois bem, vamos ao resultado então. Utilizando o site Sorteador, o resultado foi...

A ganhadora foi ANGEL.
Nossos parabéns.
Escolha qual livro você quer ganhar e indique um e-mail para que nós entremos em contato com você.
Ótimo dia a todos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Resenha - Amanhecer de Stephenie Meyer

Resenha livro Amanhecer  
Editora: Intrínseca
Autor: STEPHENIE MEYER
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 576
Volume: 4
  
Sinopse: Estar apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua paixão por Edward Cullen, e em outra por sua ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um ano de tentação, perda e conflito. O momento da escolha entre ser parte do mundo dos imortais e permanecer humana é o marco que poderá mudar o destino dos clãs de vampiros e de lobisomens.
Agora que Bella tomou sua decisão, uma assustadora corrente de acontecimentos está para se desdobrar, com consequências devastadoras. Quando as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar a destruição. Para sempre.
Assombroso e de tirar o fôlego, Amanhecer, a aguardada conclusão da saga Crepúsculo, esclarece os mistérios e os segredos desse épico romântico.
Sobre a história:
Peço que pelo amor de Deus e dos vampiros tradicionais, fãs da saga Crepúsculo, não me matem com o que tenho a dizer. Na verdade, acho que vou fazer um dasabafo.  Estive dando uma olhada na internet sobre as impressões – que não sejam as de fãs – dos leitores e fiquei contente em saber que não sou a única que pensa que esse quarto livro foi bem decepcionante. Minha relação com a saga sempre foi de amor e ódio, ódio porque eu gosto de vampiros a la Drácula,vampiros sem piedade que querem saber de sexo e sangue, o que obviamente passa longe da saga. Agora quanto a parte de amor… Bem, nem sei explicar porque do amor, mas apesar da história fraca desde o início, eu me senti tentadoramente presa  à ela – já reparei que isso é um defeito meu, se começo, me apego e tenho que ir até o fim. E sim, eu acho a saga fraca, tanto em termos de mitologia, como em termos de enredo, já que o foco se perde na história da mocinha humana apaixonada pelo vampiro sexy, para a história da mocinha que dependente e que só sabe viver pelo vampiro sexy. Outra coisa que vou ressaltar é que na verdade nunca me identifiquei com essas personagens que são tudo o que você é, mas não gostaria de ser… Fraca, atrapalhada, desengonçada e por aí vai… Tá, também não gosto de personagens como a Elena de VD, mega confiantes e que se acham a última bolacha do pacote,  curto mais personagens como a Sookie de Vampiros em Dallas… mas vamos falar de Crepúsculo né.
Amanhecer tinha tudo, tudo, para ser épico, ser o maior dos maiores, a conclusão das conclusões e tudo o que conseguiu ser, foi fraco. Nem mediano, simplesmente fraco. Após ler Eclipse e saber que haveria uma continuação, logo fiquei imaginando um milhão de finais, cada um mais maluco que o outro e quando terminei de ler o livro, tive a impressão de ter sido super lesada. Sabe  aquela sensação de quando você compra alguma coisa e você só percebe que essa coisa tá quebrada quando já não dá mais pra trocar? Pois bem, foi assim que eu me senti. Se a história fosse mais curta, menos enrolação, acredito que até dava para dizer que ele foi mediano, mas aquela história de concepção* do além, gravidez relâmpago, parto estilo filmes B de terror do século passado, uma enrolação para uma eminente batalha que não acontece… AIIIII não! Tinha tudo para ser maravilhoso e ela simplesmente não arrematou a história, que terminou com um marmanjão apaixonado por um bebê  como prêmio de consolação – bebê que parece a encarnação do mal, diga-se de passagem, de tão perfeita – uma luta que tinha tudo para ser épica e não aconteceu, com uma Bella que virou a senhora perfeição que não faz nada de errado e ainda salva vampiros e cia dos todos poderosos Vs, que na minha opinião são o que tem de mais próximo dos vampiros clássicos que eu tanto amo. Juro, que quando comecei a ler a saga, deixei os conceitos que eu tenho sobre a mitologia bem guardados, já me preparando para a mitologia criada pela tia Meyer, mas vampiros que brilham? Caceta! Que criatividade do mal! Hehehe
Em Amanhecer, nem tudo foi espinhos, claro que temos trechos bem legais, só não lembro deles agora, mas tem sim, tanto que quando terminei de ler eu até que gostei da história, entretanto eu parei pra pensar e me perguntei: Ok! Deve ter mais um livro pra finalizar esse aí… Esse deve ser tipo um Spin Off. Outra coisa bizarra que eu tenho que dizer, é que essa história de escudo mental e tra la la, da Bella vampira, ficou bem meio sem pé nem cabeça. E sabe a impressão que eu tive no final? Que a autora preferiu não ousar, não abusar das personagens, mas devido a questões comerciais e marketeiras mesmo. Acredito inclusive, que ela deve ter tido muita pressão para escrever e terminar rapidamente a história, para que a saga não caísse no fundo do baú. Fiquei triste com o final. Triste! E estou atrás de alguém que tenha escrevido um Fanfic com um final mais digno para todos. Alguém aí?
Tá, volto a dizer, não me matem! Eu gostei da série. Não acho que tenha sido um tempo inútil, pelo contrário, a saga me ajudou e me ensinou muito sobre o que se fazer e não fazer em um livro de vampiros. Recomendo a leitura, pela novidade apresentada com esses novos vampiros e também pela notoriedade que a série conseguiu. Honestamente, não considero a saga Crepúsculo, uma má série, talvez em mãos mais habilidosas os livros seriam cultuados como lendas do vampirismo mundial, apesar de já estarem marcados para sempre, pelo bem ou não, no hall dos grandes da literatura.
* Tá legal! Em meu livro Redenção temos uma concepção do além, mas deixa eu esclarecer uma coisa: explico na continuação da história, os porques da concepção milagrosa. Mesmo porque o vampirismo no meu livro é tratado mais como um vírus, uma doença confusa, que faz a pessoa não ter batimentos cardíacos e parecer um morto vivo, e que ainda vive eternamente(bizarro, eu sei), sendo somente vulnerável a determinados objetos de minerios como a prata e claro, ao sol. Temos uma mescla de mitologia com ciência. Isso é confuso admito! Muito confuso e eu imagino como deve ter sido confuso para própria autora da saga, esses por menores da história.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Concurso "III Prêmio CPP - "Professor Palmiro Mennucci" - Conto, Crônica e Poesia

Nome do concurso: III Prêmio CPP - "Professor Palmiro Mennucci.
OBS.: só podem participar associados do CPP, ativos ou aposentados e alunos de escolas estaduais, municipais e particulares.
Categoria(s): Conto, Crônica e Poesia.
Tema: Educação de qualidade, um direito de todos.
Início:
Fim: 30 de novembro de 2011.
Premiação:
 a) diploma honorífico.
 b) publicação do trabalho no Jornal do CPP, em jornais da cidade e região e outros meios de comunicação.
Link para informações:

X Concurso Municipal de Conto “Prêmio Prefeitura de Niterói” - Conto

Nome do concurso: X Concurso Municipal de Conto “Prêmio Prefeitura de Niterói”.
Categoria(s): Conto (infanto-juvenil e adulto)..
Início:
Fim: 30 de novembro de 2011.
Forma de inscrição: protocolo ou entrega pelos Correios.
Premiação: os 3 primeiros colocados recebem 50 exemplares; do 4° ao 10°, 20 exemplares.
Link para informações:
http://www.culturaniteroi.com.br/v3/index.php/niteroi-livros

22º Concurso de Contos Paulo Leminski - 2011 - Conto

Nome do concurso: 22º Concurso de Contos Paulo Leminski - 2011
Categoria(s): Conto.
Início: 31 de julho de 2011
Fim: 11 de novembro de 2011.
Forma de inscrição: obras entregues sob protocolo ou pelos Correios.
Premiação:
 1° Lugar: R$ 1.800.
 2° Lugar: R$ 1.350.
 3° Lugar: R$ 1.000.
 Autor local: R$ 850.
Link para informações:

Concurso "Prêmio Cataratas de Contos e Poesias"

Nome do concurso: Prêmio Cataratas de Contos e Poesias
OBS.: presença obrigatória na premiação.
OBS 2.: obras em português ou espanhol.
Categoria(s): Conto e Poesia.
Início:
Fim: 31 de novembro de 2011.
Premiação:
 em cada categoria
 1° - R$ 1.200,00.
 2° - R$ 800,00.
 3° - R$ 500,00.
Link para informações:

Concursos UNIVAP - Conto e Poesia

Nome do concurso: Concursos UNIVAP.
Categoria(s): Conto e Poesia.
Início:
Fim: 19 de novembro de 2011.
Premiação:
Link para informações:

2º Concurso da Casa de Cultura de Santo Amaro - Prêmio Jacy Donadio

Nome do concurso: 2º Concurso da Casa de Cultura de Santo Amaro - Prêmio Jacy Donadio.
OBS.: os participantes devem morar na cidade de São Paulo ou Grande São Paulo.
Categoria(s): Poesia (temática livre).
Início: 01 de novembro de 2011.
Fim: 07 de novembro de 2011.
Forma de inscrição: entrega na Casa de Cultura de Santo Amaro.
Premiação:
Link para informações:

Concurso Prêmio Correntes D´Escritas 2012 (Portugal) - Conto

Nome do concurso: Concurso Prêmio Correntes D´Escritas 2012 (Portugal).
OBS.: os participantes devem ter entre 15 e 18 anos e serem naturais de países de expressão portuguesa.
Categoria(s): Conto.
Início
Fim: 30 de novembro de 2011.
Premiação:
 a) 1.000 euros
 b) Publicação na Revista Correntes d'Escritas.
Link para informações:

Concursos Literários da Prefeitura de Natal - Poesia e Prosa

Nome do concurso: Concursos Literários da Prefeitura de Natal
OBS.: só podem participar escritores potiguares ou radicados em Natal há pelo menos dois anos.
Categoria(s): Poesia e Prosa.
Início: 11 de outubro de 2011.
Fim: 16 de novembro de 2011.
Premiação:
 Câmara Cascudo
 1° Lugar: 5.000,00.
 2° Lugar: 2.500,00.
 3° Lugar: 1.500,00.
 Othoniel Menezes
 1° Lugar: 5.000,00.
 2° Lugar: 2.500,00.
 3° Lugar: 1.500,00.
Link para informações:

Concurso Literário Editora UFG - Conto, Poesia, Romance, Teatro e Prosa Infantil

Nome do concurso: Concurso Literário Editora UFG
Categoria(s):
 a) Conto.
 b) Poesia.
 c) Romance.
 d) Teatro.
 e) Prosa Infantil.
Início: 01 de setembro de 2011.
Fim: 30 de novembro de 2011 (prorrogação).
Forma de inscrição: somente via correio.
Premiação: Publicação, tiragem inicial de 300 exemplares e contrato de 5 anos - 10% referentes ao direito autoral.
Link para informações:

Concurso "XVII FeSerP - Prêmio Augusto dos Anjos"

Nome do concurso: XVII FeSerP - Prêmio Augusto dos Anjos
Categoria(s): Poesia.
Início: 01 de setembro de 2011.
Fim: 12 de novembro de 2011.
Premiação:
 a) troféu AUGUSTO DOS ANJOS.
 b) um livro ANTOLOGIA POÉTICA DO FESERP volume V.
 c) certificado de participação.
Link para informações:
http://apcfeserp.zip.net/

Concurso "III Prêmio Nacional Ideal Clube - Juvenal Galeno" - Poesia

Nome do concurso: III Prêmio Nacional Ideal Clube - Juvenal Galeno.
Categoria(s): Poesia.
Modalidades:
 a) Livro inédito (Nacional).
 b) Texto inédito (Cearenses ou residentes no Ceará).
Início
Fim: 04 de novembro de 2011 (prorrogação).
Premiação:
 I) Obra inédita - 1° Lugar: R$ 30.000,00.
 II) Textos inéditos - 1° Lugar: R$ 4.000,00 / 2° Lugar: R$ 3.000,00 / 3° Lugar: R$ 2.000,00.
Links para informações:
https://www.facebook.com/pages/Pr%C3%AAmio-Ideal-Clube-de-Literatura-2011/162357850519190

Concurso de Contos - SESC Amazonas

Nome do concurso: Concurso de Contos - SESC Amazonas.
OBS.: destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos.
Categoria(s): Contos.
Início: 1 de agosto de 2011.
Fim: 30 de novembro de 2011 (prorrogação).
Premiação:
 I) 1°: Notebook / 2°: Ipod / 3°: Kit de Livros.
 II) 1°, 2° e 3°: 20 exemplares da Antologia.
Link para informações:

Concurso Literário de Cajamar - Conto, Crônica e Poesia

Nome do concurso: Concurso Literário de Cajamar
OBS.: Voltado apenas para residentes na cidade de Cajamar - SP.
Categoria(s):
 a) Contos.
 b) Crônicas.
 c) Poesias.
Início: 17 de outubro de 2011.
Fim: 25 de novembro de 2011.
Premiação: R$ 300,00 em cada categoria.
Link para informações:
https://docs.google.com/leaf?id=1qee1oJQTvfzCzSi8eE9cLr0SATDOjW0mWkb7vIqDq-G3bkcJGckw08qPmjJm&hl=en_US

Concurso "Prêmios de Revelação da APE (Portugal)" - Poesia, Ficção, Narrativa, Ensaio e Literatura Infantil

Nome do concurso: Prêmios de Revelação da APE (Portugal)
OBS.: Voltado apenas a autores portugueses sem obras publicadas (inéditas).
Categoria(s)
 a) Poesia.
 b) Ficção.
 c) Narrativa.
 d) Ensaio.
 e) Literatura Infantil.
Início: 21 de setembro de 2011
Fim: 25 de novembro de 2011.
Premiação: Lançamento de livros.

Concurso "Talentos da Maturidade" - Diversas Áreas

Nome do concurso: Talentos da Maturidade
Categoria(s):
 a) Concurso de Contos, Poesias e Biografias.
 b) Quatro modalidades não literárias (Artes Plásticas, Música, Fotografia e Programa Exemplar).
Início: 21 de julho de 2011.
Fim: 06 de novembro de 2011.
Premiação:
 I) 1° de cada modalidade - R$ 7.000,00.
 II) Programa Exemplar - incentivo de R$ 70.000,00.
Link para informações:
http://talentosdamaturidade.clientes.ananke.com.br/inscricoes

Concurso "Prêmio Literário Teixeira e Sousa" - Contos, Crônicas e Poesias, Redação

Nome do concurso: Prêmio Literário Teixeira e Sousa.
Categoria(s):
 a) Concurso de Contos (Nacional).
 b) Concurso de Crônicas e Poesias (Região de Cabo Frio - RJ).
 c) Concurso de Redação (Até 14 anos e da Região de Cabo Frio - RJ).
Início: 13 de outubro de 2011.
Fim: 14 de novembro de 2011.
Premiação: R$ 1.000, R$ 500 e R$ 250.
Link para informações:
 http://www.cabofrio.rj.gov.br/detalhenoticia.aspx?id=9184ff56-d3ba-4bcc-9d29-dec5e0288f28

Concurso "Prêmio Livreto Digit-AL" - Poesias e Micropoesias

Nome do concurso: Prêmio Livreto Digit-AL (Letras no Palco - UNEAL)
Categoria(s): Poesias e Micropoesias (Twitter).
Início: 24 de outubro de 2011.
Fim: 14 de novembro de 2011.
Premiação: – Categorias 1 e 2:
  1º lugar: livro literário, certificado, exemplares da obra.
  2º lugar: livro literário, certificado, exemplares da obra.
  3º lugar: livro literário, certificado, exemplares da obra.
 Classificados: Obras Publicadas no livreto/coletânea e um exemplar da obra
Link para informações:
http://concursoletrasnopalco.blogspot.com/2011/10/edital-livreto-digit-al.html


Concursos Literários

    Olá visitantes do blog, como vão? Espero que muito bem.
     A postagem de hoje é sobre os Concursos Literários que acontecem na internet e em outros meios. Esta postagem, inclusive, inaugura o link Concursos Literários do blog (onde você, caro ou cara visitante, pode encontrar os concursos separados por mês com informações).
     O objetivo principal da divulgação de concursos pode parecer óbvia (tornar quem escreve visível para o público), mas acredito que há outros mais profundos - o aperfeiçoamento do escritor, a troca cultural e o engrandecimento de áreas culturais. Por isso, para cada concurso aberto, será disponibilizada uma postagem. 
       Bom dia e boa sorte a todos os participantes de concursos. Viva a Literatura Nacional!