quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Publicando: Editora Draco




Nesta postagem da série "publicando", vamos conversar um pouquinho sobre a Editora Draco, até conhecida do pessoal que deseja iniciar carreira literária. Quando se fala nesta editora, é inevitável não associá-la ao gênero literário fantástico e daí o seu grande sucesso e procura. Atualmente há uma grande produção literária relativa à fantasia tanto em nosso país quanto fora dele e isso se dá porque os leitores estão interessados neste tipo de leitura. Eu também acho muito legal literatura fantástica!

O que você quer saber é como ser um autor da Editar Draco, não é mesmo? Pois bem, para começar esta editora preza muito pela qualidade dos textos e pelo cuidado que o autor tem com eles. É importante que antes de enviar seu original para a editora, você o tenha bem diagramado, em tamanho A4 e em fonte legível. Revise o texto você mesmo, ou peça para alguém fera em português fazer isso para você, antes de enviá-lo, está bem? Acho que este tipo de cuidado é prudente para enviar original seja qualquer editora. Lembre-se: o empenho que você emprega no texto é sentido pelos editores.

Depois de deixar o texto certinho, você deve enviá-lo por e-mail à editora. Eis o endereço:

Daí vem a parte chata da história: esperar pelo menos seis meses para saber se seu livro foi aprovado. Transcorrido este período e nada de resposta considere que seu original não foi aprovado pela editora. Você só vai receber alguma resposta caso ela seja positiva. Alerto para o detalhe importante: o tempo mínimo para avaliação é seis meses, o que significa que pode demorar mais que isso para você receber uma notícia positiva.

É possível enviar originais pelo correio, mas a editora aconselha a não fazê-lo, pois por meio eletrônico a avaliação se dá de maneira mais eficiente. Não é possível saber com certeza se o autor arcará com algum custo de publicação caso seu livro seja aprovado, mas presumo que não, dada as informações contidas no site da editora. Assemelham-se ao padrão editorial em que o autor não paga nada para publicar e tem direito a uma porcentagem das vendas de seu livro.

Quer conhecer as regras de publicação na íntegra?

Minha opinião é que a editora apresenta um catálogo de obras muito interessantes e trabalha bem a divulgação de seus autores. É uma opção a se considerar para os novos autores, ainda que pareça demorado o tempo de avaliação. A paciência é uma virtude que o escritor tem que aprender a ter, caso ainda não tenha. Que está esperando? Arrume seu texto e mande para a Editora Draco!

Até a próxima postagem!

Um comentário:

Mariana Ribeiro disse...

Caro Paul, interessante você postar mais a respeito de cada editora. Eu já conhecia a editora em questão, e já está na minha listinha rsrs. Eu sei que o processo é demorado, em todas são assim, mas não é indicado enviar para mais de uma ao mesmo tempo sem esperar o prazo mínimo, não é? Eu acho que não mas como você escreve há mais tempo poderia me tirar essa dúvida..
Desde já agradeço.
Abreaços.