Nós, novos autores, estamos sempre cheios de esperança, de entusiasmo e energia quando falamos de nossos livros. Mais ainda: ficamos empolgadíssimos quando começamos a perceber que é possível publicá-lo. Aí, caro amigo, surge o grande impasse que consiste em saber se o serviço editorial oferecido é mesmo viável ou não. Eu já passei por isto e creio que todos nós passaremos. Usei da experiência para notar alguns detalhes que podem ajudar na hora da escolha de uma editora. Vamos a eles!
Inicialmente tenha em mente buscar parceiros e não empresas-lobos, que querem abocanhar seu sonho. Vise editora que tenha um plano de publicação no mínimo justo, em que você seja visto como escritor e não como cliente. Quando falo em justo, não quero dizer que necessariamente o plano de publicação seja de paridade; digo no sentido de honesto mesmo, aquele que você sabe de imediato como será o lançamento de seu livro e o que a editora vai ganhar com isso. Não se esqueça de que você está começando e é natural que a editora tome alguns cuidados com sua publicação; que comece a acreditar no livro gradativamente.
Pesquise, escute opiniões sobre as editoras. Analise os métodos de publicação com a frieza de quem está contratando um serviço. Não se deixe levar por palavras bonitas que massageie seu ego, falando bem do seu livro no intuito de vender serviços para você. Seja profissional e desapegue do seu livro, quando for buscar sua editora. Ainda sobre profissionalismo, saiba ouvir e sopesar as propostas e tenha cuidado.
Aqui vem a parte principal: tenha muito cuidado com empresas-lobos que querem usar o seu sonho para ganhar dinheiro. Não é difícil identificá-las, basta analisá-la pelas seguintes premissas: eles estão me vendo como autor ou como cliente? Como parceiro ou como consumidor? Visam o público leitor ou vender serviços aos autores novatos?
Enfim, jovem amigo autor, saiba que existem muitos que querem se aproveitar da sua empolgação com as palavras. Cabe a você identificá-los e afastá-los para que pessoas honradas possam aparecer e ajudá-lo em sua carreira. Nunca deixe de acreditar em você é minha última dica. Mesmo que o mundo não acredite, mesmo que todos digam que você não tem talento ou ainda que um livro seu nunca fará sucesso, simplesmente ignore estes comentários. Com o tempo você vai "sentir a energia" de pessoas que comungam de ideais que "encaixem" às suas e tudo ficará mais fácil.
Sucesso!
5 comentários:
Paul, muito interessante postar sobre o tema!
Felizmente, existe muitas editoras sérias que respeitam tanto o autor quanto os seus leitores...
Abraços.
Olá Paul. Tema valioso, ainda mais para o escritor que está iniciando a caminhada e está buscando mostrar seus escritos. Sem dúvida, devemos imaginar o que significa ter um livro publicado, mas também devemos nos lembrar do esforço feito para produzi-lo para que não façamos uma escolha - impetuosa - que no futuro pode ser ruim. Excelente post. Abraço.
Parabéns por esse texto excelente.Adoreiiiii.
Amigo estou um pouco afasta pois estou triste,logo mais não estarei mais na internet,
mas com uma grande esperança que no futuro mais distante eu inverta essa situação.
Então corri para postar meu talvez ultimo livro!!!
Já coloquei esse seu blog fantástico em evidencias dos meu blogs favoritos.
Um abraço.
HEIDY
Mariana,
Sempre há pessoas com boas intenções! Temos que buscá-las.
Cláudio,
É preciso ter a atenção que você disse, amigo. Saber levar em consideração o trabalho de uma editora. ótima observação.
Heidy,
Obrigado! Espero que sempre esteja presente por aqui e que divulgue seu livro! Eu também quero conhecê-lo! Um abraço!
Abraço a todos! ^^'
Postar um comentário