Olá a todos. Hoje eu vou escrever de um livro que foi sucesso tremendo no mundo e de modo rápido: Harry Porter e A Pedra Filosofal. O livro escrito por Joanne Kathleen Rowling recebeu ao todo 12 prêmios e foi o livro da série que teve mais cópias vendidas, ultrapassando 120 milhões. Grandes marcas!
Bem, então começo a falar sobre a obra. A estória do livro (e da saga) tem uma ambientação mágica. Ele se passa em grande parte em Hogwarts, a escola de magia, e abrange diversos temas como amizade, inocência, descobertas, surpresas, aprendizados e inteligência. Além disso, há o enredo do heroi (Harry Potter)/vilão (Voldemort) que foge um pouco aos padrões. Esses são os pontos fortes do livro, na minha opinião, pois há, em suas linhas e idéias, leveza e simplicidade, o que torna a leitura atraente – e até certo ponto rápida. Por esses fatores, eu considero o primeiro livro da saga Harry Potter um livro infantil e não infanto-juvenil, inclusive se for considerado que o personagem tem 11 anos de idade e toda a ambientação criada pela autora.
Os aspectos descritos muito acrescentam e tornam o livro uma bela aventura para os leitores. Posso apontar ainda que em certos momentos, como no capítulo 15, há ação que muito lembra a narrativa de Moria e a queda de Gandalf em O Senhor dos Anéis, ou seja, o capítulo acaba sem que se perceba. Aliado a isso, está uma escrita um pouco “despretensiosa” e às vezes direta – logicamente direcionada a leitores mais novos.
Por esses motivos, eu achei Harry Potter e A Pedra Filosofal um livro muito bom e adorei lê-lo. É um livro que eu recomendo, pois revela um jeito ótimo de escrever para uma faixa etária mais jovem, porque as palavras têm que ser mais orientadas – seja na simplicidade, seja no envolvimento.
Abraço a todos.
3 comentários:
Uma ótima resenha, amigo! Eu jpa havialido este livro e comungo de opinião paecida com a sua. É um bom livro, você está certo.
Um abraço
Olá Paul. Obrigado pelo comentário. Achei o livro bom mesmo. Ele possui leveza. Abraço.
Amo todos os livros da saga, senti falta de romance mais ele foi escrito para crianças então está no ponto certo, também gosto mundo de percy j. e os olimpianos...
Postar um comentário