terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha - Querido John


Objeto: Livro e filme Querido John



Livro
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 288

Sinopse
Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem  rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.

Opinião
Minha primeira resenha, livro-filme, e eu resolvi falar sobre o livro do aclamado escritor Nicholas Sparks. Você, meu caro leitor, deve se perguntar as razões, e elas são muitas, posso afirmar, no entanto a que mais me move é saber que existem milhões de pessoas que suspiraram por este livro, se debulharam em lágrimas, com mais um romance bem melado do autor. Não me crucifiquem! Vou tentar ser o mais imparcial possível, mas não vou deixar de colocar minha opinião em alguns momentos.
Eu estava super interessada em ler alguma obra do Sparks, pois eu sempre ouvi falarem muito bem de suas obras, quase todas romances impossíveis, que são minados pelo tempo, por doenças incuráveis e por aí vai. Um dia então, uma amiga que o tinha lido me emprestou e eu fui toda alegre e contente lê-lo no caminho de volta pra casa. O que me surpreendeu de imediato foi a escrita do autor, que mescla momentos rebuscados com momentos mais simplórios. Já faz um tempinho que eu o li, por isso, não vou citar partes (mesmo porque vou tentar não dar spoilers). E acredite: Demorei meses para ler o livro inteiro. Não que eu seja uma sem coração que, não se sente tocada pelas palavras melosas e cheias de amor com que Savannah e John se comunicam através de cartas, mas talvez se a história fosse menos melodramática, o texto fluiria mais gostoso. Um ponto que achei bem mais interessante que o romance principal, foi a relação de John e de seu pai, e a relação de Savannah com seus cavalos e sua vontade de fazer alguma coisa por crianças especiais. Reconheço que o livro tem uma “pegada” que naquele momento não estava vivendo. Nicholas Sparks é um grande escritor (reconheço isso também), o cara tem uma sensibilidade que hoje em dia é difícil de se achar nas pessoas, principalmente em homens, mas lendo outras de suas histórias e vendo alguns de seus filmes, vi que ele se prende só ao feijão com arroz, aquela coisa batida de amores com encontros e desencontros, talvez até mesmo por uma questão comercial. Não li muito de seu vasto catálogo de obras, mas li o suficiente para chegar a conclusão de que ele poderia e tem plena capacidade de ousar mais, ir mais além. Querido John, não me fisgou como eu achei que me fisgaria, e por esse motivo fazer essa resenha foi bem difícil, porque no final das contas o modo como ele escreve realmente é bom, só a história que não me convenceu. Ah! Algumas pessoas me perguntaram se eu tinha chorado muito no final do livro e por incrível que possa parecer, não derramei uma lágrima sequer… Acho que no fundo o problema é comigo né?!

Filme


Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Henry Thomas, Richard Jenkins, Scott Porter, Luke Benward.
Direção: Lasse Hallström
Gênero: Romance
Duração: 102 min
Distribuidora: Sony Pictures
Estreia: 07 de Maio de 2010
Sinopse
 Querido John conta a história de John Tyree (Channing Tatum) e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried). Durante sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.

Opinião
Depois de expor um pouquinho das minhas impressões sobre o livro, vou falar um pouquinho do filme. Para começar, alguém me explique, por favor, por que a Savannah do filme é loiríssima e a do livro é descrita como uma jovem morena e bronzeada do sol? Já vemos por aí que o livro e o filme se diferem mais do que deveria para uma adaptação. Não vi o filme no cinema e sequer o aluguei. A verdade é que estava passando em algum canal da TV a cabo e eu resolvi parar para conferir a produção, isso antes mesmo de acabar de ler o livro. Já haviam me dito que o livro e o filme eram bastante diferentes, mas eu não podia esperar pelo o que estava por vir. Não me crucifiquem! Não sou nenhuma especialista graduada na arte de avaliar filmes, mas acho que já vi romances o bastante para ter um bom parâmetro e, honestamente, Querido John (o filme) assim como o livro não me cativou, nem sequer me emocionou. Veja bem... Eu acho que a história tinha tudo para ser um baita filmão, mas alguma coisa simplesmente não me tocou. Não vou dizer nada da atuação, pois o casal principal até que tinha química (eu gosto de ambos como atores), mas a história foi arrastada, lenta, devagar e sem nada que me fizesse realmente ganhar simpatia pelas personagens. Talvez fosse resquícios do meu sentimento pelo livro, ou talvez eu não estivesse em um bom dia (isso não foi, tenho certeza... tentei assistir ao filme, em dias e horários diferentes, até chegar ao final), mas a verdade é que dos filmes de livros baseados nas obras de Nicholas Sparks, acho que o que mais emocionou (pasmem) foi o A Última Música. Querido John, para uma sessão de uma tarde de domingo talvez até rolasse, mas assistir no cinema? Jamais!

Veredicto
No fundo, não prefiro nenhum dos dois. Acho que outras obras do próprio Nicholas merecem mais atenção do que Querido John. Não desmereço romances, pelo contrário, adoro e choro litros na frente da Tv ou diante de um livro, mas esse eu não recomendo. Agora se você gosta de tudo o que o cara faz, chora e se emociona até com o desenho do Pica Pau... Ok! Assista e deixe aflorar a emoção que existe em você!



4 comentários:

Cláudio disse...

Lívia, meus parabéns pela resenha. Ela ficou ótima e bem abrangente. Ótimo início e ótima continuação.

Minhas congratulações,

Beijo.

Cláudio

Paul Law disse...

Uma resenha moderna, de livro/filme muito bem elaborada. Sempre ouço falr do autor e da sua obra... as características que você levantou certamente contribuiram para o sucesso dele.

Um abraço!

Unknown disse...

Lilooooooo, mas o que é isso minha amiga. Infelizmente eu discordo do seu ponto de vista, por um lado eu concordo que faltou um quê não sei aonde mas como escritora me encantei com a forma como Nicholas escreveu Querido John inteirando-se muito bem do assunto antes de escrevê-lo, enfim, Querido John é um dos meus livros favoritos, mas a opinião de todos é válida afinal. Beijos.

Lilo disse...

hehehe verdade Neiva, mas eu gosto do escritor.... Não fui muito com a cara da obra. Como eu comentei, talvez tenha sido obra do meu estado de espírito na época... Vou dar uma segunda chance ao livro e tentar lê-lo de novo, qql dia! rsrsrs
Bjos a todos.
Lilo